Íria Oliveira: Multi-instrumentista e produtora musical - Portal da Música | Abre que é Sucesso

Music


Íria Oliveira: Multi-instrumentista e produtora musical

A talentosa cantora Iria Oliveira, nasceu em Campos dos Goytacazes - RJ. Aos 6 anos, já se identificando com a música, iniciou os estudos de piano no Conservatório Brasileiro de Música, onde estudou por 7 anos. 

Certa de seu talento, o sonho de se tornar uma cantora começou a ganhar vida lá pelos seus 15 anos, quando participou de alguns ensaios para ser backing vocal da banda de reggae chamada Tribalion.

Aos 20 anos, Iria foi convidada pelo Maestro e coordenador, Atila de Carvalho, da Escola Vila Lobos (Paracambi - RJ) à participar de um projeto de música experimental Regional. O projeto tinha como objetivo: a  pesquisa de músicas brasileiras, suas origens e execução das músicas com arranjos próprios. 

Por aproximadamente três anos, Iria cantava, tocava flauta transversal e doce, pífano, pandeiro e triângulo na banda do projeto que se chamava Origami Amassado. Após essa experiência, deu  início a sua carreira solo como cantora de Forró Pé de Serra.
Iria Oliveira | Divulgação
Carreira Solo

Em 2012, Iria participou com o Trio de Forró Maçarico, do Festival de Música do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas onde conquistaram o 2° lugar como melhor banda do Festival. Já em 2013, participou em carreira solo do maior Festival de Forró do Mundo, o FENFIT, em Itaúnas - ES. Nesse Festival, Íria foi indicada à duas premiações de melhor  intérprete e revelação, conseguindo o prêmio revelação.

Em sua trajetória, Iria participou de vários programas de TV, como por exemplo, 'Viola Minha Viola', na TV Cultura, apresentado por Inezita Barroso. Devido ao seu grande talento, foi convidada para cantar e tocar alguns instrumentos de percussão no projeto 'Forró do Mundo', por Miltinho Edilberto, cantor e compositor brasileiro, ​cuja  composições já foram gravadas por artistas como Maria Gadú, Maria Bethânia, Sérgio Reis, Trio Nordestino, Falamansa, entre outros.

Na bagagem, Íria traz ainda a experiência de ter feito parte como vocalista, por um ano,  da banda de forró pé de serra Zapragata. Se apresentou nas casas de eventos: Canto da Ema, e Remelexo Brasil, em São Paulo. Fez shows em Salvador, Caraiva - Porto Seguro, Itaúnas - ES, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e várias outras cidades pelo Brasil.

Íria Oliveira, que já morou na cidade de Bertioga, litoral de São Paulo, atualmente reside no Xexé, no Farol de São Thomé, praia de Campos. Continua em Carreira solo desenvolvendo seu projeto 'Música sem Fronteiras' em um dueto, alternando entre SP e RJ. No seu repertório,  interpretações que passam por Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dominguinhos, Adriana Calcanhoto, Marisa Montes, entre outros grandes artistas, além do  trabalho com o forró pé de serra com seu trio que tem formação original com sanfona, zabumba e triângulo.

Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário